A prefeitura de Santa Maria apresentará, na próxima quarta-feira, ao Conselho Municipal de Transportes o novo valor da passagem de ônibus urbano. A reunião ocorrerá na sede do Sest/Senat, que fica no bairro Nonoai, a partir das 8h. O primeiro a falar aos representantes de 17 entidades será o secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini. Caberá ao titular da pasta relatar e, inclusive, detalhar a planilha de custos que compõem a passagem do ônibus urbano no município.
Ainda na última sexta-feira, Passini esteve em Porto Alegre quando reuniu-se com três técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para que analisassem a planilha de custos que compõem a passagem do ônibus urbano no município
Após a fala do secretário, Passini deverá escutar os integrantes do conselho. Ao todo, cada entidade é representada por um titular. Passini diz estar confiante quanto ao entendimento dos conselheiros quanto ao valor a ser apresentado:
_ Fizemos uma análise bem embasada e que, por sinal, apontou o valor real da passagem. Os conselheiros representam a população e, por isso mesmo, acreditamos no entendimento deles ao escutarem a leitura de nosso cálculo da planilha.
Ainda que não revele o novo valor, Passini admite que o aumento da passagem será inevitável. Porém, ele garante que a tarifa será menor do que o pleiteado pela Associação dos Transportadores Urbanos de Santa Maria (ATU) de, no mínimo, R$ 2,70:
_ (a passagem) Acabará subindo. Até porque alguém tem de pagar a passagem. Do contrário, vira o caos.
Já a reunião que deverá definir a tarifa de ônibus ocorrerá no próximo dia 17, também no Sest/Senat (em horário a ser definido).
Presidente do Conselho Municipal de Transportes também crê no aumento
Renan Menezes, presidente do Conselho Municipal de Transportes, também acredita que o aumento da tarifa deva ocorrer:
_ A verdade é que tudo está subindo. Os preços não se mantêm baixos. Infelizmente, as coisas estão subindo. Obviamente, que cada sindicato tem sua própria visão e fará a defesa daquilo que acha melhor.
O Conselho Municipal de Transportes é composto por 17 entidades. São elas: Sindicato dos Rodoviários, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato dos Contabilistas, Sindicato dos Trabalhadores Urbanos, USE, DCE da UFSM, OAB, Associação de Proteção e Defesa dos Consumidores, Cacism, CDL, Sinditáxi, ATU, Empresas Distritais, UAC, UFSM, Sitracover e prefeitura (com três integrantes).
"